dc.contributor.author |
Ribeiro, Ellen de Fátima Silva |
|
dc.date.accessioned |
2022-08-05T13:11:31Z |
|
dc.date.available |
2022-08-05T13:11:31Z |
|
dc.date.issued |
2022-07-20 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.24 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27422 |
|
dc.description |
RIBEIRO, E. de F. S. Recursos didáticos e tecnológicos: a ludicidade na educação infantil. 2022. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presença da ludicidade na fase infantil é de algo importantíssimo, pois já existe muitos indícios que ela favorece o desenvolvimento das faculdades cognitivas das crianças aperfeiçoando as mesmas. Desta feita as brincadeiras, os jogos e as TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) são direcionadores da formação das crianças e lhes ajudam mais adiante na maneira de como elas enfrentarão a vida e os desafios que ela impõe a todos. Este trabalho de cunho qualitativo tem como tema “Os Recursos Didáticos e Tecnológicos: A Ludicidade na Educação Infantil”, e tem como principal objetivo compreender a magnitude da ludicidade e da utilização das tecnologias de informação e comunicação na educação infantil, assim como apresentar a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil; entender como o uso dos recursos tecnológicos interfere no processo de ensino/aprendizagem das crianças; reconhecer a importância do uso da tecnologia como ferramenta pedagógica no ensino infantil; e por fim aplicar um questionário com professores de escolas públicas. Com fundamentação teórica em Kishimoto (2009), Macedo (2008) e a Base Nacional Comum Curricular (2018). Ademais a fundamentação contemplou estudos de outros autores. A coleta de dados se deu por meio de um questionário e os resultados obtidos com a participação das professoras foram relevantes para a efetuação da pesquisa. Com este trabalho foi possível constatar a importância que o lúdico tem no desenvolvimento infantil, e como a tecnologia é uma ferramenta que auxilia no processo de ensino-aprendizagem, mas a falta de disponibilidade de recursos didáticos e principalmente tecnológicos dificultam essa inserção na sala de aula. O presente trabalho vem demonstrar que esses mecanismos citados são ferramentas eficazes para a aprendizagem e desenvolvimento infantil. Cabendo os educadores se adequarem e saberem conduzir de forma pedagógica e coerente com os conteúdos didáticos trabalhados. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Vital Araújo Barbosa de Oliveira |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia |
pt_BR |
dc.title |
Recursos didáticos e tecnológicos: a ludicidade na educação infantil |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |