Resumo:
Este trabalho aborda a Robótica Educacional (RE) como ferramenta de ensino. A utilização das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) apresenta-se como tendência no ensino de Matemática, sendo que a RE já é aplicada em escolas do Brasil que dispõem dessa estrutura. Apresenta-se pontos positivos de sua aplicação, fundamentando-se na vertente construtivista/construcionista de ensino. Os objetivos deste trabalho são, de forma geral, identificar as discussões quanto à utilização das tecnologias no ensino de Matemática e como construir conhecimento significativo da aplicação matemática no cotidiano. De modo específico, abordar o potencial oferecido pela RE construindo conhecimento tecnológico e realizando determinadas tarefas, partindo de situações-problema reais, aplicando os conhecimentos matemáticos e atribuindo sentido prático ao que antes era apenas teórico. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo-explicativo, fazendo interpretações de dados observados para levantamento de resultados e buscando correlacionar estes com os fatores influenciáveis anteriormente estudados. A Pesquisa foi originada por meio de observação direta em escola-campo de Estágio, com relato de experiência de atividade prática desenvolvida com alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola SESI Dionísio Marques de Almeida. A observação direta dos estudantes em situação de resolução de problemas envolvendo o pensamento matemático e a RE foi o procedimento para coleta de dados. Utilizou-se ainda um roteiro com as instruções das atividades que as equipes deveriam resolver. Percebe-se que a resolução da situação-problema envolvendo a RE expressa a noção matemática (que esteve presente em todos os casos desenvolvidos), aplicação da teoria na prática, mas a falta da formalização influencia também na escrita matemática dos estudantes que por vezes não reconhecem (ou não sabem descrever) o pensamento matemático presente no seu raciocínio.
Descrição:
SILVA, I. M. A Robótica educacional como uma ferramenta no ensino de matemática: relato de experiência de estágio. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.