Resumo:
Diante da competitividade mercadológica, as empresas buscam apresentar diferenciais para se sobressair frente às demais, podendo ter maior visibilidade e a partir disso obter vantagens sobre a opção de compra do consumidor. Nesse sentido, buscou-se investigar os aspectos relacionados à Responsabilidade Social Corporativa e à sustentabilidade na tomada de decisão dos consumidores. Seguindo as orientações de Gerhard e Silveira (2009) e Prodanov e Freitas (2013), adotou-se uma abordagem metodológica de cunho quanti-qualitativa com objetivos descritivos e de natureza aplicada com o intuito de mostrar mais claramente os dados coletados. Assim, o presente trabalho apresenta um estudo bibliográfico com base em autores como Barbieri e colaboradores (2010), Bertolo (2006), Marioka (2014), Degenhart e colaboradores (2017), entre outros, e uma pesquisa realizada por meio de um questionário com setenta e cinco (75) alunos do curso de Administração do campus VII da Universidade Estadual da Paraíba, localizado na cidade de Patos-PB. Os dados coletados expressam que uma parcela significativa dos respondentes/consumidores raramente considera as práticas de responsabilidade social e sustentabilidade, entretanto afirmam que essas empresas devem receber um maior apoio dos consumidores. Por fim, a realização deste estudo trouxe um maior esclarecimento e possibilitou identificar os principais fatores que influenciam o consumidor na sua decisão de compra por produtos ecologicamente corretos.
Descrição:
CAVALCANTI, A. F. A Responsabilidade Social Corporativa nas organizações e sua influência nas relações de consumo de estudantes do curso de administração. 2022. 50 f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.