UEPB - Repositório Digital

Construindo razões trigonométricas através da Resolução de Problemas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Costa, Luan Paulino
dc.date.accessioned 2022-08-12T13:19:48Z
dc.date.available 2022-08-12T13:19:48Z
dc.date.issued 2022-08-03
dc.identifier.other 21. ed. CDD 516.24
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27579
dc.description COSTA, L. P. Construindo razões trigonométricas através da Resolução de Problemas. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Dentre os métodos que ganharam destaque no ensino da Matemática nas últimas décadas, está o ensino através da Resolução de Problemas, segundo o qual o conhecimento matemático seja construído pelos estudantes no decurso da resolução de situações problema. Apesar de ensino, aprendizagem e avaliação serem processos distintos, a Metodologia de Ensino-Aprendizagem Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas propõe que esses três processos ocorram simultaneamente durante a resolução de situações problemas pelos estudantes, com o professor atuando como mediador e orientador em todo o processo. Com o objetivo de investigar os impactos da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas na construção das razões trigonométricas seno, cosseno e tangente no triângulo retângulo, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com 42 estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola estadual localizada no município de Condado, no interior da Paraíba. Os dados foram coletados a partir da observação participante do autor deste trabalho, o qual realizou uma intervenção juntamente ao docente responsável pela turma, o que caracteriza esta pesquisa como pesquisação. Apesar de algumas dificuldades encontradas, os estudantes, graças à metodologia utilizada, foram capazes de construir as razões trigonométricas no triângulo retângulo. Dentre os principais fatores observados que contribuíram para essa aprendizagem, estão a postura ativa dos alunos, o trabalho em grupo, a dinamicidade das aulas e a avaliação integrada ao processo de ensino e aprendizagem, o que oportuniza intervenção do professor imediatamente para sanar as lacunas na aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Arlandson Matheus Silva Oliveira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Resolução de Problemas pt_BR
dc.subject Trigonometria pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Razões Trigonométricas pt_BR
dc.title Construindo razões trigonométricas através da Resolução de Problemas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta