Resumo:
Dentre os métodos que ganharam destaque no ensino da Matemática nas últimas décadas, está
o ensino através da Resolução de Problemas, segundo o qual o conhecimento matemático seja
construído pelos estudantes no decurso da resolução de situações problema. Apesar de ensino,
aprendizagem e avaliação serem processos distintos, a Metodologia de Ensino-Aprendizagem Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas propõe que esses três processos
ocorram simultaneamente durante a resolução de situações problemas pelos estudantes, com o
professor atuando como mediador e orientador em todo o processo. Com o objetivo de
investigar os impactos da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática
através da Resolução de Problemas na construção das razões trigonométricas seno, cosseno e
tangente no triângulo retângulo, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo com 42
estudantes da 2ª série do Ensino Médio de uma escola estadual localizada no município de
Condado, no interior da Paraíba. Os dados foram coletados a partir da observação participante
do autor deste trabalho, o qual realizou uma intervenção juntamente ao docente responsável
pela turma, o que caracteriza esta pesquisa como pesquisação. Apesar de algumas dificuldades
encontradas, os estudantes, graças à metodologia utilizada, foram capazes de construir as razões trigonométricas no triângulo retângulo. Dentre os principais fatores observados que
contribuíram para essa aprendizagem, estão a postura ativa dos alunos, o trabalho em grupo, a
dinamicidade das aulas e a avaliação integrada ao processo de ensino e aprendizagem, o que
oportuniza intervenção do professor imediatamente para sanar as lacunas na aprendizagem.
Descrição:
COSTA, L. P. Construindo razões trigonométricas através da Resolução de Problemas. 2022. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.