Resumo:
Este trabalho objetiva analisar o uso da gamificação como Metodologia Ativa no processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos com Dislexia. Para a execução da pesquisa, foi realizado um estudo teórico do comportamento de crianças disléxicas, juntamente com as dificuldades no processo de ensino da Matemática com base em autores como D’Ambrósio (1989), Estill e colaboradores (2004), Bonfante (2011), Santana e colaboradores (2015). Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, com a finalidade de analisar as contribuições e as barreiras presentes na utilização de práticas de aprendizagem baseadas em metodologias ativas, de forma a contribuírem com o desenvolvimento dos alunos diante as habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (2018). Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores experientes da área, com o propósito de abranger tópicos pertinentes sobre o tema e auxiliar na elaboração da Sequência Didática. Para o desenvolvimento das atividades foi utilizado elementos matemáticos entrelaçados ao cotidiano dos sujeitos, a fim de estimular os alunos. Os resultados alcançados foram positivos, destacando a capacidade dos alunos para construir caminhos na resolução de problemas matemáticos, apesar das suas limitações de aprendizagem. Foi possível observar através da prática, o papel fundamental do professor no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com dificuldades atencionais e a importância da ligação entre a escola, os profissionais especializados, juntamente com a família para o desenvolvimento da Educação Inclusiva.
Descrição:
BEZERRA, F. R. B. Metodologia ativa no processo de Ensino da Matemática voltada para a dislexia: uma abordagem de ensino e aprendizagem utilizando o método de gamificação. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.