UEPB - Repositório Digital

Metodologia ativa no processo de Ensino da Matemática voltada para a dislexia: uma abordagem de ensino e aprendizagem utilizando o método de gamificação

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Bezerra, Flavia Rafaella Brilhante
dc.date.accessioned 2022-08-12T13:28:00Z
dc.date.available 2022-08-12T13:28:00Z
dc.date.issued 2022-08-02
dc.identifier.other 21. ed. CDD 510.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27585
dc.description BEZERRA, F. R. B. Metodologia ativa no processo de Ensino da Matemática voltada para a dislexia: uma abordagem de ensino e aprendizagem utilizando o método de gamificação. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho objetiva analisar o uso da gamificação como Metodologia Ativa no processo de ensino e aprendizagem da Matemática para alunos com Dislexia. Para a execução da pesquisa, foi realizado um estudo teórico do comportamento de crianças disléxicas, juntamente com as dificuldades no processo de ensino da Matemática com base em autores como D’Ambrósio (1989), Estill e colaboradores (2004), Bonfante (2011), Santana e colaboradores (2015). Metodologicamente, optou-se por uma abordagem qualitativa de natureza aplicada, com a finalidade de analisar as contribuições e as barreiras presentes na utilização de práticas de aprendizagem baseadas em metodologias ativas, de forma a contribuírem com o desenvolvimento dos alunos diante as habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (2018). Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores experientes da área, com o propósito de abranger tópicos pertinentes sobre o tema e auxiliar na elaboração da Sequência Didática. Para o desenvolvimento das atividades foi utilizado elementos matemáticos entrelaçados ao cotidiano dos sujeitos, a fim de estimular os alunos. Os resultados alcançados foram positivos, destacando a capacidade dos alunos para construir caminhos na resolução de problemas matemáticos, apesar das suas limitações de aprendizagem. Foi possível observar através da prática, o papel fundamental do professor no desenvolvimento da aprendizagem de crianças com dificuldades atencionais e a importância da ligação entre a escola, os profissionais especializados, juntamente com a família para o desenvolvimento da Educação Inclusiva. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Sergio Morais Cavalcante Filho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Dislexia pt_BR
dc.subject Gamificação pt_BR
dc.subject Metodologia ativa pt_BR
dc.title Metodologia ativa no processo de Ensino da Matemática voltada para a dislexia: uma abordagem de ensino e aprendizagem utilizando o método de gamificação pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta