Resumo:
Os jogos como atividade lúdica vem sendo inseridos como recursos auxiliares no processo de ensino e aprendizagem dos conceitos em Química, buscando tornar as aulas mais atrativas e dinâmicas. Pesquisas apontam que o ensino de Química se resume na maioria das vezes na memorização de fórmulas, e equações etc. Dificultando o processo de aprendizagem dos alunos. Desse modo, a utilização de diferentes metodologias como a utilização dos jogos lúdicos e didáticos, faz com que o ensino de Química se torne mais atrativo, objetivando a facilitação e assimilação do conteúdo. A pesquisa teve como objetivo aplicar e analisar a contribuição do uso do jogo como ferramenta pedagógica na aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas oxigenadas. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário avaliativo sobre a proposta do jogo aplicado. Nesse sentido, a metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, descritiva, a pesquisa se insere-se no cenário de estudo de casos. Os resultados obtidos apontam que a proposta do jogo didático Bingo das funções orgânicas oxigenadas obteve boa aceitação, contribuiu para a assimilação dos conteúdos estudados, considerando assim, a importância dos jogos didáticos no ensino de Química.
Descrição:
NASCIMENTO, Maria Camila da Silva. Lúdico no ensino de Química: Elaboração e aplicação de uma proposta de ensino utilizando um bingo para ensinar o conteúdo de funções oxigenadas. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.