UEPB - Repositório Digital

Treinamento personalizado para idosos: Um relato de experiência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Melo, Ana Luiza Araújo de
dc.date.accessioned 2022-08-15T11:41:13Z
dc.date.available 2022-08-15T11:41:13Z
dc.date.issued 2022-07-26
dc.identifier.other CDD 790.182 6
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27612
dc.description MELO, Ana Luiza Araújo. Treinamento personalizado para idosos: Um relato de experiência. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como principal objetivo relatar a experiência oportunizada e vivenciada pelo Estagio Supervisionado III, que se passou com o treinamento personalizado com grupos especiais, neste caso em específico os idosos, em uma academia residencial. A atividade física é um fator determinante na qualidade do processo do envelhecimento, sendo possível o ciclo de vida ser vivido até o seu término de forma saudável e autônoma. Para tal, a atividade física não pode ser mais considerada como um recurso coadjuvante na melhoria da qualidade de vida dos idosos, mas sim, como um fator essencial no âmbito de minimizar a degeneração provocada pelo envelhecimento. Quando o assunto é saúde e qualidade de vida o Treinamento Personalizado é uma peça de extrema importância, se configura como o profissional formado em educação física que tem como papel principal trabalhar com o atendimento personalizado, o qual oferece para seus clientes um programa de exercício de acordo com suas necessidades, sendo elas: saúde física, estética, tratamentos de saúde e qualidade de vida, possuindo uma vasta área de atuação, seja em academias, residências, parques e até mesmo com consultorias online. O estágio é uma experiência de aprimoramento pessoal e profissional para os graduandos, onde, por meio do contato direto com a realidade da atuação como profissional de educação física, o mesmo inicia suas primeiras experiências, as quais serão necessárias no seu constante aprendizado. Utilizamos uma metodologia de caráter descritivo, reflexivo e analítico. Considera-se, finalmente, que o estágio supervisionado III foi um grande desafio a ser cumprido pela importância e complexidade de se trabalhar com idosos e suas patologias. Porém, com dedicação e comprometimento, conseguiu-se realizar o estágio de forma colaborativa e proveitosa, buscando estar atrelada à importância das vivências, dos diferentes saberes construídos e da educação permanente, com foco nas melhorias na qualidade de vida dos clientes/alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profª. Drª. Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Qualidade de vida pt_BR
dc.subject Idosos pt_BR
dc.subject Atividade física pt_BR
dc.title Treinamento personalizado para idosos: Um relato de experiência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta