Resumo:
Com o surgimento da pandemia da COVID-19, as redes de ensino de todo Brasil adotaram o
Ensino Remoto Emergencial (ERE) para suprir as necessidades temporariamente da educação.
Em consequência da transição do ensino presencial para o remoto, a interação entre o aluno-professor foi interrompida e as dificuldades na aprendizagem matemática aumentaram. Diante
desse cenário, o presente artigo teve como objetivo analisar e compreender as dificuldades
enfrentadas na aprendizagem matemática durante o período remoto emergencial. A pesquisa
foi exploratória, mediada por uma abordagem quanti-qualitativa, cujo método utilizou o
estudo de caso, a partir da análise um questionário respondido por 26 (vinte e seis) alunos dos
anos finais do Ensino Fundamental II na cidade de Vista Serrana na Paraíba sobre a
aprendizagem matemática durante as aulas remotas. O trabalho teve como fundamentação
teórica os autores Santos (2007), Santos e Sant‟ana (2020), Santos, Rosa e Souza (2020),
Mussi Ricardo (2019), entre outros. Os resultados da pesquisa mostraram que durante o
período remoto, houve uma ruptura na interação entre o aluno e o professor, como também
houve um aumento significativo nas dificuldades de aprendizagem da disciplina de matemática, os fazendo classificar como um péssimo período de aprendizagem.
Descrição:
ARAÚJO, F. W. G.. Processo de aprendizagem matemática durante o ensino remoto emergencial: uma reflexão de acordo com a concepção dos estudantes. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.