UEPB - Repositório Digital

Processo de aprendizagem matemática durante o ensino remoto emergencial: uma reflexão de acordo com a concepção dos estudantes

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Araújo, Francisco Willame Gomes de
dc.date.accessioned 2022-08-15T19:28:01Z
dc.date.available 2022-08-15T19:28:01Z
dc.date.issued 2022-08-01
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27625
dc.description ARAÚJO, F. W. G.. Processo de aprendizagem matemática durante o ensino remoto emergencial: uma reflexão de acordo com a concepção dos estudantes. 2022. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Com o surgimento da pandemia da COVID-19, as redes de ensino de todo Brasil adotaram o Ensino Remoto Emergencial (ERE) para suprir as necessidades temporariamente da educação. Em consequência da transição do ensino presencial para o remoto, a interação entre o aluno-professor foi interrompida e as dificuldades na aprendizagem matemática aumentaram. Diante desse cenário, o presente artigo teve como objetivo analisar e compreender as dificuldades enfrentadas na aprendizagem matemática durante o período remoto emergencial. A pesquisa foi exploratória, mediada por uma abordagem quanti-qualitativa, cujo método utilizou o estudo de caso, a partir da análise um questionário respondido por 26 (vinte e seis) alunos dos anos finais do Ensino Fundamental II na cidade de Vista Serrana na Paraíba sobre a aprendizagem matemática durante as aulas remotas. O trabalho teve como fundamentação teórica os autores Santos (2007), Santos e Sant‟ana (2020), Santos, Rosa e Souza (2020), Mussi Ricardo (2019), entre outros. Os resultados da pesquisa mostraram que durante o período remoto, houve uma ruptura na interação entre o aluno e o professor, como também houve um aumento significativo nas dificuldades de aprendizagem da disciplina de matemática, os fazendo classificar como um péssimo período de aprendizagem. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Vinícius Reuteman Feitoza Alves de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem em matemática pt_BR
dc.subject Ensino Remoto Emergencial pt_BR
dc.subject Tecnologias digitais pt_BR
dc.subject Pandemia pt_BR
dc.title Processo de aprendizagem matemática durante o ensino remoto emergencial: uma reflexão de acordo com a concepção dos estudantes pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta