Resumo:
O presente trabalho trata do marketing de relacionamento por meio de um estudo de caso de uma instituição financeira cooperativa na cidade de Patos-PB. Diante disso, o objetivo deste estudo foi verificar como as campanhas de marketing de relacionamento são desenvolvidas por esta organização. A metodologia adotada obedece a uma estrutura bibliográfica, descritiva e qualitativa e é aplicada a funcionários de organizações selecionadas por meio de entrevistas semiestruturadas com instrumentos de coleta de dados. Os principais resultados obtidos mostram que os colaboradores compreendem as ferramentas básicas de marketing de
relacionamento utilizadas com os clientes. Além disso, para otimizar os resultados organizacionais, as empresas utilizam o CRM como elemento-chave de seu relacionamento com os clientes, além do e-mail marketing, redes sociais e canais de atendimento. Ademais, é necessário contratar mais funcionários ou desenvolver ações estratégicas com o quadro de funcionários da empresa, com o objetivo de tornar mais ativo o relacionamento com o público. Futuras pesquisas baseadas em marketing de relacionamento são apresentadas.
Descrição:
SILVA JÚNIOR, J. C. O papel do marketing dentro da operação de uma cooperativa: estudo de caso na Sicoob Paraíba, em Patos-PB. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.