Resumo:
O presente estudo tem como objetivo avaliar de modo geral como ocorreu a aplicação teórica e prática do ensino remoto no Brasil na disciplina de Matemática no Ensino Fundamental, devido a Covid-19. Visando a esse objetivo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica para avaliar os prós e contras dessa nova modalidade de ensino, assim como evidenciar o quão contrastante foi a relação do que se esperava que fosse o ensino remoto do que o que foi de fato. Saviani (1994), Feitosa (2020) e o próprio Conselho Nacional de Educação foram algumas das principais bases teóricas para o desenvolvimento do presente artigo, dentre os dados coletados deles e dos demais autores destacaram-se assuntos como negligência governamental, desigualdade social, desestruturação familiar, abandono dos estudos, peculiaridades no ensino matemático, ambiente de trabalho precarizado, falta de autonomia estudantil, limitações das medidas protetivas no sistema de ensino, entre outros. Assuntos esses que ao serem expostos e desenvolvidos enfatizaram que os aspectos negativos e positivos do ensino remoto se mostraram bastante alarmantes. A partir disso esse estudo concluiu o que pensam tanto os profissionais que atuam nesse ensino remoto quanto os estudantes que também vivem essa situação.
Descrição:
MAIA, Y. Y. N. Mudanças decorrentes do ensino remoto de matemática no ensino fundamental do Brasil. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.