Resumo:
Este trabalho tem como objetivo de estudo as dificuldades de compreensão da categoria geográfica Lugar dos alunos do 6º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião, localizada no Bairro do Alto Branco – Campina Grande – PB. O método empregado na construção desse estudo foi o hipotético-dedutivo, levantando hipóteses, esclarecendo assim quais são as dificuldades de compreensão dos alunos a respeito da categoria geográfica Lugar, ressaltando os fatos que levam os alunos a não compreender esta categoria, identificando se as dificuldades estão relacionadas à metodologia de ensino que é aplicado juntamente à forma de abordagem do conteúdo do livro didático em sala de aula com os alunos do 6º Ano, como também, fazendo análise através de dados quantitativos e qualitativos da entrevista aplicada. Explicitadas as dificuldades esse será um meio para que a categoria geográfica possa ser abordada de modo a aproximar a visão e o entendimento dos alunos ao local, ao seu dia a dia, o Lugar como espaço vivido, tornando diferente a ministração de conteúdos, a fim de contribuir significativamente para o estudo e ensino da Geografia.
Descrição:
SANTOS, F. de S. Lugar, uma percepção de si como ser geográfico: as dificuldades de compreensão dos alunos do 6º ano da escola estadual de Ensino Fundamental e Médio São Sebastião no bairro do Alto Branco – Campina Grande - PB. 2013. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.