Resumo:
A educação é um direito reservado a todas as pessoas sem distinção de cor,
raça ou condição socioeconômica, sendo esta a forma mais importante para que o
ser humano atue como cidadão de maneira crítica interagindo dentro da realidade
onde está inserido produzindo, assim, o seu espaço. Assim, a geografia enquanto
ciência e disciplina escolar proporciona juntamente com as demais disciplinas por
meio do processo interdisciplinar, uma formação das diversas áreas do
conhecimento essencial para a construção de concepção de mundo e de sociedade
para estes sujeitos, e com a Educação de Jovens e Adultos a escola deve educar
para além de seus muros e, dessa maneira, formar um novo ser humano capaz de
agir de maneira concreta com as diversas situações do seu cotidiano seja na escola
ou no trabalho. O presente trabalho buscou refletir sobre o processo de ensino e
aprendizagem quanto a mediação pedagógica da Geografia na EJA, na escola
Estadual Alceu Amoroso Lima, localizada no bairro das Malvinas no município de
Campina Grande-PB. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a
Educação de Jovens e Adultos no Brasil, levando em consideração a pedagogia
freiriana, bem como o processo de ensino/aprendizagem da Geografia escolar.
Desta forma, a escola e os professores, em especial os de Geografia devem levar
em consideração a realidade socioespacial dos alunos da EJA, fazendo uma
conexão entre o conteúdo apresentado na escola e o saber adquirido pela
experiência de vida desses alunos.
Descrição:
DINIZ, V. L. A. Conhecendo a relação ensino/aprendizagem da
disciplina de geografia na modalidade da educação de
jovens e adultos, Campina Grande – PB. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.