UEPB - Repositório Digital

Conhecendo a relação ensino/aprendizagem da disciplina de geografia na modalidade da educação de jovens e adultos, Campina Grande – PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Diniz, Vera Lúcia Alves
dc.date.accessioned 2013-12-09T17:58:15Z
dc.date.available 2013-12-09T17:58:15Z
dc.date.issued 2013-12-09
dc.identifier.other CDD 374
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2769
dc.description DINIZ, V. L. A. Conhecendo a relação ensino/aprendizagem da disciplina de geografia na modalidade da educação de jovens e adultos, Campina Grande – PB. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract A educação é um direito reservado a todas as pessoas sem distinção de cor, raça ou condição socioeconômica, sendo esta a forma mais importante para que o ser humano atue como cidadão de maneira crítica interagindo dentro da realidade onde está inserido produzindo, assim, o seu espaço. Assim, a geografia enquanto ciência e disciplina escolar proporciona juntamente com as demais disciplinas por meio do processo interdisciplinar, uma formação das diversas áreas do conhecimento essencial para a construção de concepção de mundo e de sociedade para estes sujeitos, e com a Educação de Jovens e Adultos a escola deve educar para além de seus muros e, dessa maneira, formar um novo ser humano capaz de agir de maneira concreta com as diversas situações do seu cotidiano seja na escola ou no trabalho. O presente trabalho buscou refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem quanto a mediação pedagógica da Geografia na EJA, na escola Estadual Alceu Amoroso Lima, localizada no bairro das Malvinas no município de Campina Grande-PB. Para tanto realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a Educação de Jovens e Adultos no Brasil, levando em consideração a pedagogia freiriana, bem como o processo de ensino/aprendizagem da Geografia escolar. Desta forma, a escola e os professores, em especial os de Geografia devem levar em consideração a realidade socioespacial dos alunos da EJA, fazendo uma conexão entre o conteúdo apresentado na escola e o saber adquirido pela experiência de vida desses alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Joana D’Arc Araújo Ferreira pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.title Conhecendo a relação ensino/aprendizagem da disciplina de geografia na modalidade da educação de jovens e adultos, Campina Grande – PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta