Resumo:
Com as aulas presenciais suspensas, foi preciso pensar em novas ferramentas pedagógicas exaradas pelos recursos tecnológicos. A internet foi o meio de interceder à oferta de ensino e minimizar os impactos na aprendizagem infligida pela COVID19. Os espaços de aprendizagem tiveram que ser repensados, o currículo adaptado e as presenças físicas dos professores e dos alunos substituídas pelos meios digitais. Essa pesquisa teve como objeto de estudo as aulas remotas de Matemática ministradas no ensino fundamental. O interesse em desenvolver o
trabalho de pesquisa surgiu devido aos desafios e dificuldades que os alunos e professores tiveram em superar para que o processo ensino-aprendizagem ocorresse sem muitos prejuízos. Durante o período de isolamento social em que as escolas foram desautorizadas a continuar as atividades presenciais, os professores tiveram que se reinventar profissionalmente para que as aulas realizadas à distância continuassem e os alunos se mantivessem atentos, interessados e motivados. Para tanto, utilizou-se um questionário com cinco professores de uma escola estadual da cidade de Patos na Paraíba. A análise dos dados mostrou que os professores entrevistados acreditam que os seus alunos vão se desenvolver de maneira adequada, porém mais devagar na disciplina de matemática com as aulas remotas e que ainda necessita de estudos futuros com maior profundidade sobre a implantação e práticas pedagógicas no desenvolvimento do ensino híbrido, bem como remoto na educação brasileira.
Descrição:
LEITE, V. G. O ensino remoto e as dificuldades encontradas pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.