UEPB - Repositório Digital

O ensino remoto e as dificuldades encontradas pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Verônica Gonçalves
dc.date.accessioned 2022-08-22T15:25:35Z
dc.date.available 2022-08-22T15:25:35Z
dc.date.issued 2022-08-02
dc.identifier.other 21. ed. CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27698
dc.description LEITE, V. G. O ensino remoto e as dificuldades encontradas pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental. 2022. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Com as aulas presenciais suspensas, foi preciso pensar em novas ferramentas pedagógicas exaradas pelos recursos tecnológicos. A internet foi o meio de interceder à oferta de ensino e minimizar os impactos na aprendizagem infligida pela COVID19. Os espaços de aprendizagem tiveram que ser repensados, o currículo adaptado e as presenças físicas dos professores e dos alunos substituídas pelos meios digitais. Essa pesquisa teve como objeto de estudo as aulas remotas de Matemática ministradas no ensino fundamental. O interesse em desenvolver o trabalho de pesquisa surgiu devido aos desafios e dificuldades que os alunos e professores tiveram em superar para que o processo ensino-aprendizagem ocorresse sem muitos prejuízos. Durante o período de isolamento social em que as escolas foram desautorizadas a continuar as atividades presenciais, os professores tiveram que se reinventar profissionalmente para que as aulas realizadas à distância continuassem e os alunos se mantivessem atentos, interessados e motivados. Para tanto, utilizou-se um questionário com cinco professores de uma escola estadual da cidade de Patos na Paraíba. A análise dos dados mostrou que os professores entrevistados acreditam que os seus alunos vão se desenvolver de maneira adequada, porém mais devagar na disciplina de matemática com as aulas remotas e que ainda necessita de estudos futuros com maior profundidade sobre a implantação e práticas pedagógicas no desenvolvimento do ensino híbrido, bem como remoto na educação brasileira. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Betânia Soares da Silva Batista pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Pandemia da Covid-19 pt_BR
dc.title O ensino remoto e as dificuldades encontradas pelos professores de matemática dos anos finais do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta