UEPB - Repositório Digital

A mídia nas orientações curriculares para a Educação Física no Ensino Médio

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mota, Ariano Batista
dc.date.accessioned 2012-09-24T18:57:34Z
dc.date.available 2012-09-24T18:57:34Z
dc.date.issued 2012-09-24
dc.identifier.other CDD 613.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/276
dc.description MOTA, A. B. A mídia nas orientações curriculares para a Educação Física no Ensino Médio. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar a presença da mídia nas orientações curriculares para a Educação Física no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa documental, do tipo análise de conteúdo, realizada em três etapas. A pré-análise da pesquisa foi feita através da seleção e obtenção dos documentos, além da leitura flutuante do corpus de análise. Já a exploração do material, foi realizada através da elaboração das fichas de conteúdo, da retirada dos núcleos de sentido e da categorização dos dados. Como etapa final, foi feita a interpretação referencial dos dados, a partir das categorias criadas a priori. Como principais resultados e reflexões, destaca-se a presença da mídia em todos os documentos analisados, o que revela a importância da formação inicial e continuada em Educação Física estar atenta a essa questão. Com relação a sua recorrência, a pesquisa revelou que as unidades de registro convergiram em maior quantidade para a categoria “objeto de estudo”, depois para a categoria “contexto”, “recurso didático” e “produção midiática”. Essa distribuição mostra que o trato da mídia nesses documentos segue uma tendência crítica em relação aos seus discursos, tendo de certo modo ultrapassado a perspectiva instrumental de utilização dos meios, mas ainda se mostrando timidamente na perspectiva criativa de produção midiática. Outro ponto a ser destacado, diz respeito à utilização da mídia enquanto recurso didático, não só para a transmissão de conteúdos, mas também para sua avaliação. Tendo em vista a presença da mídia nesses documentos, em diversas perspectivas de atuação para o professor de Educação Física no Ensino Médio, é preciso que a formação na área esteja mais atenta a essa realidade, capacitando os discentes para a atuação com a mídia em sua futura prática pedagógica. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Ribeiro Dantas pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação física pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.subject Orientação curricular pt_BR
dc.title A mídia nas orientações curriculares para a Educação Física no Ensino Médio pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta