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O objetivo desta pesquisa foi identificar e analisar a presença da mídia nas orientações curriculares para a Educação Física no Ensino Médio. Trata-se de uma pesquisa documental, do tipo análise de conteúdo, realizada em três etapas. A pré-análise da pesquisa foi feita através da seleção e obtenção dos documentos, além da leitura flutuante do corpus de análise. Já a exploração do material, foi realizada através da elaboração das fichas de conteúdo, da retirada dos núcleos de sentido e da categorização dos dados. Como etapa final, foi feita a interpretação referencial dos dados, a partir das categorias criadas a priori. Como principais resultados e reflexões, destaca-se a presença da mídia em todos os documentos analisados, o que revela a importância da formação inicial e continuada em Educação Física estar atenta a essa questão. Com relação a sua recorrência, a pesquisa revelou que as unidades de registro convergiram em maior quantidade para a categoria “objeto de estudo”, depois para a categoria “contexto”, “recurso didático” e “produção midiática”. Essa distribuição mostra que o trato da mídia nesses documentos segue uma tendência crítica em relação aos seus discursos, tendo de certo modo ultrapassado a perspectiva instrumental de utilização dos meios, mas ainda se mostrando timidamente na perspectiva criativa de produção midiática. Outro ponto a ser destacado, diz respeito à utilização da mídia enquanto recurso didático, não só para a transmissão de conteúdos, mas também para sua avaliação. Tendo em vista a presença da mídia nesses documentos, em diversas perspectivas de atuação para o professor de Educação Física no Ensino Médio, é preciso que a formação na área esteja mais atenta a essa realidade, capacitando os discentes para a atuação com a mídia em sua futura prática pedagógica. |
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