UEPB - Repositório Digital

[01/09/22] Análise da disciplina de recurso tecnológico no ensino de matemática no ensino remoto emergencial no curso de licenciatura em matemática

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Leite, Jonas Santos
dc.date.accessioned 2022-09-01T10:53:49Z
dc.date.available 2022-09-01T10:53:49Z
dc.date.issued 2022-08-02
dc.identifier.other 21. ed. CDD 371.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27731
dc.description LEITE, J. S. Análise da disciplina de recurso tecnológico no ensino de matemática no ensino remoto emergencial no curso de licenciatura em matemática. 2022. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Os Recursos Tecnológicos Digitais (RTD) para o ensino tornaram-se fundamentais para a continuação das aulas durante o período de pandemia causada pela COVID-19, quando os professores e alunos buscaram aprender como utilizá-los e dar continuidade ao processo de ensino aprendizagem. Nas aulas de matemática, o uso dos RTD foi uma forma de amenizar a já difícil aproximação, relação histórica com a disciplina. Durante as aulas além dos conteúdos escolares havia também o tempo destinado para ensinar os alunos a utilizar as ferramentas digitais. Isso incentivou a corrida por capacitação dos docentes ante a essas ferramentas e meios digitais. No semestre 2020.1 a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no curso de Licenciatura em Matemática lecionava a disciplina Recurso Tecnológico no Ensino de Matemática (RTEM) para formação dos licenciandos aptos a manusear os softwares e aplicativos, a fim de empregá-los durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este trabalho buscou por meio da análise de conteúdo da autora Bardin (1977) investigar a disciplina de RTEM através das percepções dos alunos, para isso, foi realizado as etapas: de pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados de formulários aplicados em três momentos distintos do semestre. Chegou-se à conclusão de que os alunos mantiveram interesse para aprofundar os conteúdos estudados e tiveram avaliação positiva ao desenvolvimento da disciplina. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Me. Vinícius Reuteman Feitoza Alves de Andrade pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Licenciatura em Matemática pt_BR
dc.subject Recursos didáticos pt_BR
dc.subject Ensino remoto emergencial pt_BR
dc.subject Tecnologias educacionais pt_BR
dc.title [01/09/22] Análise da disciplina de recurso tecnológico no ensino de matemática no ensino remoto emergencial no curso de licenciatura em matemática pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta