Resumo:
Os Recursos Tecnológicos Digitais (RTD) para o ensino tornaram-se fundamentais para a
continuação das aulas durante o período de pandemia causada pela COVID-19, quando os
professores e alunos buscaram aprender como utilizá-los e dar continuidade ao processo de
ensino aprendizagem. Nas aulas de matemática, o uso dos RTD foi uma forma de amenizar a
já difícil aproximação, relação histórica com a disciplina. Durante as aulas além dos conteúdos
escolares havia também o tempo destinado para ensinar os alunos a utilizar as ferramentas
digitais. Isso incentivou a corrida por capacitação dos docentes ante a essas ferramentas e meios digitais. No semestre 2020.1 a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) no curso de
Licenciatura em Matemática lecionava a disciplina Recurso Tecnológico no Ensino de
Matemática (RTEM) para formação dos licenciandos aptos a manusear os softwares e
aplicativos, a fim de empregá-los durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Este trabalho
buscou por meio da análise de conteúdo da autora Bardin (1977) investigar a disciplina de
RTEM através das percepções dos alunos, para isso, foi realizado as etapas: de pré-análise,
exploração do material e tratamento dos resultados de formulários aplicados em três momentos
distintos do semestre. Chegou-se à conclusão de que os alunos mantiveram interesse para
aprofundar os conteúdos estudados e tiveram avaliação positiva ao desenvolvimento da
disciplina.
Descrição:
LEITE, J. S. Análise da disciplina de recurso tecnológico no ensino de matemática no ensino remoto emergencial no curso de licenciatura em matemática. 2022. 32 f. Trabalho de
Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022.