dc.description.abstract |
Com o advento e a promoção de práticas fitness geralmente associadas às danças pré-coreografadas de marcas como a FitDance, tem havido uma crescente comoção no que diz respeito a essa categoria, de tal forma que o fitdance (a prática propriamente dita) tem se espalhado por academias de ginástica ao redor do mundo e se tornado cada vez mais popular, principalmente dentre o púbico jovem. Este estudo teve como objetivos: 1) Identificar e analisar os eixos norteadores do curso de instrutor FitDance, de forma a sinalizar categorias temáticas a serem abordadas na escola. 2) Apresentar reflexões e apontamentos pedagógicos para o trato da temática fitness e FitDance nas aulas de Educação Física Escolar. O estudo definiu como problemática central: Quais as possibilidades temáticas e pedagógicas o professor de Educação Física (sendo instrutor ou não de FitDance) pode abordar na escola? A pesquisa descritiva fez uso da análise documental no procedimento de coleta de dados, tendo como fonte o material do curso de formação de instrutores da empresa FitDance. Quanto a análise de dados, a pesquisa utilizou-se dos seguintes procedimentos: Leitura flutuante; exploração do material; análise e interpretação. O estudo a partir das categorias temáticas e apontamentos pedagógicos revelados sinaliza alguns discursos como felicidade, coletividade, dança para todos, diversidade fundamentam a FitDance, tornando-se marketing e produtos de consumo. A pesquisa compreende e aponta que as categorias temáticas construídas por este estudo e a vivência das coreografias da FitDance sejam abordadas e problematizadas na unidade temática Ginásticas, considerando a definição, organização e norteadores da BNCC do ensino fundamental/Educação Física. No ensino médio, o professor de Educação Física deverá abordar questões mais complexas sobre os discursos da FitDance, como também, poderá propor aos estudantes reflexões e análises aprofundadas sobre movimentos ginásticos e dança, análise dos fatores de movimento, de planos, níveis e direções das coreografias da FitDance, bem como, o uso da dança, os discursos da felicidade e promoção da saúde como produtos de consumo. |
pt_BR |