Resumo:
A Matemática é uma disciplina que com frequência vem a ser caracterizada pelos
estudantes como difícil. Vários fatores contribuem para o agravamento desta
realidade, principalmente o fato de os estudantes estarem submetidos a
metodologias de ensino tradicionais, que pouco favorecem a aquisição dos
conteúdos estudados. Com base nesse cenário, é de suma importância o
desenvolvimento metodologias de ensino capazes de atrair e motivar os estudantes
durante as aulas de Matemática. O objetivo geral de nossa pesquisa foi observar
como os estudantes realizam Investigações Geométricas a partir da exploração das
relações métricas no triângulo retângulo com o auxílio do aplicativo GeoGebra 2D.
Esta pesquisa teve como objetivos específicos: identificar os conhecimentos prévios
que os estudantes adquiriram sobre os triângulos; apresentar e analisar o aplicativo
GeoGebra 2D e suas funcionalidades no ensino de Geometria; desenvolver
investigações das relações métricas no triângulo retângulo utilizando o aplicativo
GeoGebra 2D; identificar o impacto da utilização do GeoGebra 2D na compreensão
das relações métricas no triângulo retângulo. A metodologia deste trabalho leva em
consideração o aspecto qualitativo desenvolvida por meio da aplicação de
questionários e atividades de investigação geométrica utilizando o aplicativo
GeoGebra 2D. Esta pesquisa foi desenvolvida em uma turma de 9º ano da
E.E.E.F.M Major José Barbosa localizada na cidade de Aroeiras, no estado da
Paraíba. As análises aqui descritas apontam para avanços significativos em relação
às aprendizagens das Relações Métricas no Triângulo Retângulo com auxílio do
aplicativo GeoGebra 2D bem como, um maior engajamento dos estudantes no seu
processo de aprendizagem mostrando que é possível promover o ensino da
Matemática de forma inovadora e atraente ao estudante.
Descrição:
MATOS, Rita de Cássia Andrade. Investigações geométricas no triângulo retângulo com auxílio do aplicativo GeoGebra 2D: Deduzindo as relações métricas. 2022. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.