Resumo:
A proposta metodológica deste trabalho é desenvolver no aluno do Ensino
Fundamental o hábito da leitura literária dos textos poéticos e assim contribuir na
formação dos estudantes da educação básica, pois nosso objetivo geral é instigar a
leitura das obras líricas em sala de aula, reconhecendo sua relevância para o
processo de ensino e aprendizagem. É por meio da leitura literária que os indivíduos
ampliam seus horizontes e se tornam críticos no meio social. Para tanto, utilizaremos
os cinco Motivos da Rosa, poemas da autora Cecília Meireles contidos na antologia
poética Mar Absoluto e outros poemas (1945), como forma de o aluno refletir acerca
de sua vivência e compreender o quanto a literatura reverbera as temáticas sociais
e, por meio da leitura dos poemas, letrar literariamente e formar um leitor. Nesse
sentido, a leitura literária é uma forma de aperfeiçoar a linguagem, a escrita e
preparar o aluno para atuar na sociedade como sujeito crítico e reflexivo. A
metodologia é de cunho interpretativista e utilizaremos para o desenvolvimento da
pesquisa alguns teóricos a exemplo de Cosson (2018), Colomer (2007), Dalvi
(2013), Pinheiro (2018) e outros estudiosos.
Descrição:
Pereira, L. B. Ressignificando a poesia em sala de aula: uma proposta de atividade sob a perspectiva do letramento literário. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.