dc.contributor.author |
Pereira, Leycionne Bezerra |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-14T11:46:49Z |
|
dc.date.available |
2022-11-14T11:46:49Z |
|
dc.date.issued |
2022-10-28 |
|
dc.identifier.other |
CDD 808.1 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27960 |
|
dc.description |
Pereira, L. B. Ressignificando a poesia em sala de aula: uma proposta de atividade sob a perspectiva do letramento literário. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A proposta metodológica deste trabalho é desenvolver no aluno do Ensino
Fundamental o hábito da leitura literária dos textos poéticos e assim contribuir na
formação dos estudantes da educação básica, pois nosso objetivo geral é instigar a
leitura das obras líricas em sala de aula, reconhecendo sua relevância para o
processo de ensino e aprendizagem. É por meio da leitura literária que os indivíduos
ampliam seus horizontes e se tornam críticos no meio social. Para tanto, utilizaremos
os cinco Motivos da Rosa, poemas da autora Cecília Meireles contidos na antologia
poética Mar Absoluto e outros poemas (1945), como forma de o aluno refletir acerca
de sua vivência e compreender o quanto a literatura reverbera as temáticas sociais
e, por meio da leitura dos poemas, letrar literariamente e formar um leitor. Nesse
sentido, a leitura literária é uma forma de aperfeiçoar a linguagem, a escrita e
preparar o aluno para atuar na sociedade como sujeito crítico e reflexivo. A
metodologia é de cunho interpretativista e utilizaremos para o desenvolvimento da
pesquisa alguns teóricos a exemplo de Cosson (2018), Colomer (2007), Dalvi
(2013), Pinheiro (2018) e outros estudiosos. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Rosângela Neres Araújo da Silva |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento literário |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia modernista |
pt_BR |
dc.subject |
Cecília Meireles |
pt_BR |
dc.title |
Ressignificando a poesia em sala de aula: uma proposta de atividade sob a perspectiva do letramento literário |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |