UEPB - Repositório Digital

Ressignificando a poesia em sala de aula: uma proposta de atividade sob a perspectiva do letramento literário

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Pereira, Leycionne Bezerra
dc.date.accessioned 2022-11-14T11:46:49Z
dc.date.available 2022-11-14T11:46:49Z
dc.date.issued 2022-10-28
dc.identifier.other CDD 808.1
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27960
dc.description Pereira, L. B. Ressignificando a poesia em sala de aula: uma proposta de atividade sob a perspectiva do letramento literário. 2022. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A proposta metodológica deste trabalho é desenvolver no aluno do Ensino Fundamental o hábito da leitura literária dos textos poéticos e assim contribuir na formação dos estudantes da educação básica, pois nosso objetivo geral é instigar a leitura das obras líricas em sala de aula, reconhecendo sua relevância para o processo de ensino e aprendizagem. É por meio da leitura literária que os indivíduos ampliam seus horizontes e se tornam críticos no meio social. Para tanto, utilizaremos os cinco Motivos da Rosa, poemas da autora Cecília Meireles contidos na antologia poética Mar Absoluto e outros poemas (1945), como forma de o aluno refletir acerca de sua vivência e compreender o quanto a literatura reverbera as temáticas sociais e, por meio da leitura dos poemas, letrar literariamente e formar um leitor. Nesse sentido, a leitura literária é uma forma de aperfeiçoar a linguagem, a escrita e preparar o aluno para atuar na sociedade como sujeito crítico e reflexivo. A metodologia é de cunho interpretativista e utilizaremos para o desenvolvimento da pesquisa alguns teóricos a exemplo de Cosson (2018), Colomer (2007), Dalvi (2013), Pinheiro (2018) e outros estudiosos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rosângela Neres Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Poesia modernista pt_BR
dc.subject Cecília Meireles pt_BR
dc.title Ressignificando a poesia em sala de aula: uma proposta de atividade sob a perspectiva do letramento literário pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta