Resumo:
Este artigo apresenta uma análise da produção da identidade e da memória na cidade de Cajazeiras, localizada no estado da Paraíba, o município conhecido como “A cidade que ensinou a Paraíba a ler” e considerado por muitos como o berço da cultura paraibana. Dessa forma, tivemos como objetivo central refletir sobre a construção dos espaços de memória e a formação da identidade, observando a expressão da fé e o culto à educação como marcas concretas do município. Para tal, dividimos o artigo em três tópicos, no primeiro, abordaremos a historiografia acerca da construção da memória e da identidade, em seguida, contextualizamos a história oficial e suas narrativas historiográficas acerca da cidade de Cajazeiras e, por fim, apresentaremos os símbolos educacionais e religiosos importantes para a sociedade cajazeirense. Para tanto, este trabalho tem como fundamentos teórico-metodológicos principais os estudos de Pollak (1989), Nora (1993), Candau (2011), Meneses (1992), Cubitt, (2007).Este artigo apresenta uma análise da produção da identidade e da memória na cidade de Cajazeiras, localizada no estado da Paraíba, o município conhecido como “A cidade que ensinou a Paraíba a ler” e considerado por muitos como o berço da cultura paraibana. Dessa forma, tivemos como objetivo central refletir sobre a construção dos espaços de memória e a formação da identidade, observando a expressão da fé e o culto à educação como marcas concretas do município. Para tal, dividimos o artigo em três tópicos, no primeiro, abordaremos a historiografia acerca da construção da memória e da identidade, em seguida, contextualizamos a história oficial e suas narrativas historiográficas acerca da cidade de Cajazeiras e, por fim, apresentaremos os símbolos educacionais e religiosos importantes para a sociedade cajazeirense. Para tanto, este trabalho tem como fundamentos teórico-metodológicos principais os estudos de Pollak (1989), Nora (1993), Candau (2011), Meneses (1992), Cubitt, (2007).
Descrição:
SILVA, A. A. S. “A cidade que ensinou a Paraíba a ler”: a construção da memória e identidade da sociedade cajazeirense. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.