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“A cidade que ensinou a Paraíba a ler”: a construção da memória e identidade da sociedade cajazeirense

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dc.contributor.author Silva, Antunes Anderfran de Sousa
dc.date.accessioned 2022-11-14T19:23:46Z
dc.date.available 2022-11-14T19:23:46Z
dc.date.issued 2022-03-16
dc.identifier.other CDD 981.33
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/27965
dc.description SILVA, A. A. S. “A cidade que ensinou a Paraíba a ler”: a construção da memória e identidade da sociedade cajazeirense. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta uma análise da produção da identidade e da memória na cidade de Cajazeiras, localizada no estado da Paraíba, o município conhecido como “A cidade que ensinou a Paraíba a ler” e considerado por muitos como o berço da cultura paraibana. Dessa forma, tivemos como objetivo central refletir sobre a construção dos espaços de memória e a formação da identidade, observando a expressão da fé e o culto à educação como marcas concretas do município. Para tal, dividimos o artigo em três tópicos, no primeiro, abordaremos a historiografia acerca da construção da memória e da identidade, em seguida, contextualizamos a história oficial e suas narrativas historiográficas acerca da cidade de Cajazeiras e, por fim, apresentaremos os símbolos educacionais e religiosos importantes para a sociedade cajazeirense. Para tanto, este trabalho tem como fundamentos teórico-metodológicos principais os estudos de Pollak (1989), Nora (1993), Candau (2011), Meneses (1992), Cubitt, (2007).Este artigo apresenta uma análise da produção da identidade e da memória na cidade de Cajazeiras, localizada no estado da Paraíba, o município conhecido como “A cidade que ensinou a Paraíba a ler” e considerado por muitos como o berço da cultura paraibana. Dessa forma, tivemos como objetivo central refletir sobre a construção dos espaços de memória e a formação da identidade, observando a expressão da fé e o culto à educação como marcas concretas do município. Para tal, dividimos o artigo em três tópicos, no primeiro, abordaremos a historiografia acerca da construção da memória e da identidade, em seguida, contextualizamos a história oficial e suas narrativas historiográficas acerca da cidade de Cajazeiras e, por fim, apresentaremos os símbolos educacionais e religiosos importantes para a sociedade cajazeirense. Para tanto, este trabalho tem como fundamentos teórico-metodológicos principais os estudos de Pollak (1989), Nora (1993), Candau (2011), Meneses (1992), Cubitt, (2007). pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Alana de Moraes Leite pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Religião pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Identidade pt_BR
dc.title “A cidade que ensinou a Paraíba a ler”: a construção da memória e identidade da sociedade cajazeirense pt_BR
dc.type Other pt_BR


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