Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo central compreender o papel das Metodologias Ativas na ressignificação do processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Para isso, discutiu-se o uso destas metodologias na educação e o seu desdobramento no ensino de Geografia na escola problematizando as possibilidades e limites para construção de uma aprendizagem mais significativa mediante os caminhos viabilizados pelo método ativo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa aqui apresentada caracteriza-se como de natureza teórica. Para construir um entendimento sobre o tema buscamos selecionar, analisar e discutir referenciais bibliográficos pertinentes no âmbito da temática abordada, tais como: Moran (2018), Cavalcanti (2010), Kimura (2022), Silva (2011), entre outros. As reflexões realizadas nos permitiram concluir que as Metodologias Ativas são importantes ferramentas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem da Geografia escolar, entretanto, apenas a sua idealização prévia como solução para todos os problemas não é garantia de um ensino inovador, tão pouco capaz de superar o ensino tradicional. É necessário, antes de tudo, contextualizar as Metodologias Ativas em um cenário real, em que se tenha ciência das contradições da educação escolar pública e se reconheça que suas formas de enfrentamento demandam ações estruturais. Caso contrário, ao invés de ter no método ativo um aliado, faremos deste um meio para individualizar e responsabilizar o professor pelos diversos problemas que, na escola pública, vão além da prática docente.
Descrição:
SOUTO, R. J. S. O ensino de geografia na perspectiva das metodologias ativas: estratégias para a dinamização do processo de ensino aprendizagem. 2022, 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.