UEPB - Repositório Digital

O ensino de geografia na perspectiva das metodologias ativas: estratégias para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souto, Rossana Josalba da Silva
dc.date.accessioned 2022-11-16T01:11:54Z
dc.date.available 2022-11-16T01:11:54Z
dc.date.issued 2022-07-06
dc.identifier.other CDD 372.89
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28003
dc.description SOUTO, R. J. S. O ensino de geografia na perspectiva das metodologias ativas: estratégias para a dinamização do processo de ensino aprendizagem. 2022, 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo central compreender o papel das Metodologias Ativas na ressignificação do processo de ensino-aprendizagem da Geografia. Para isso, discutiu-se o uso destas metodologias na educação e o seu desdobramento no ensino de Geografia na escola problematizando as possibilidades e limites para construção de uma aprendizagem mais significativa mediante os caminhos viabilizados pelo método ativo. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa aqui apresentada caracteriza-se como de natureza teórica. Para construir um entendimento sobre o tema buscamos selecionar, analisar e discutir referenciais bibliográficos pertinentes no âmbito da temática abordada, tais como: Moran (2018), Cavalcanti (2010), Kimura (2022), Silva (2011), entre outros. As reflexões realizadas nos permitiram concluir que as Metodologias Ativas são importantes ferramentas para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem da Geografia escolar, entretanto, apenas a sua idealização prévia como solução para todos os problemas não é garantia de um ensino inovador, tão pouco capaz de superar o ensino tradicional. É necessário, antes de tudo, contextualizar as Metodologias Ativas em um cenário real, em que se tenha ciência das contradições da educação escolar pública e se reconheça que suas formas de enfrentamento demandam ações estruturais. Caso contrário, ao invés de ter no método ativo um aliado, faremos deste um meio para individualizar e responsabilizar o professor pelos diversos problemas que, na escola pública, vão além da prática docente. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title O ensino de geografia na perspectiva das metodologias ativas: estratégias para a dinamização do processo de ensino-aprendizagem pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta