Resumo:
A construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação
básica ofertada na rede pública articula em seu conjunto uma série de fatores
relacionados tanto à conjuntura geral da realidade escolar, como as particularidades
de cada contexto educacional. Diante disso, é sempre importante ter em mente que
a intervenção na realidade escolar através da prática docente não deixará de ter
suas possibilidades e limites mediados por este cenário. No presente trabalho, o
objetivo geral estabelecido foi compreender a importância da gamificação como
estratégia didático-pedagógica do processo de ensino-aprendizagem em Geografia
no sexto ano do ensino fundamental a partir das atividades regentes desenvolvidas
no estágio supervisionado. Trata-se, metodologicamente, de um estudo de
abordagem qualitativa baseada em pesquisa exploratória, e que contou, quanto o
procedimento metodológico, da pesquisa bibliográfica. Com relação aos resultados
alcançados, é interessante destacar que a utilização de metodologias ativas, a
exemplo do uso da gamificação com finalidade didático-pedagógica, tem um grande
potencial para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem em Geografia.
Contudo, é necessário considerar que é preciso ter recursos materiais para dá
suporte a intervenção. A partir da gamificação, percebeu-se o interesse dos alunos
pelos conteúdos geográficos explorados através dos games temáticos e isso reforça
a viabilidade desta estratégia no contexto escolar.
Descrição:
SILVA, I. G. As metodologias ativas e a construção do conhecimento geográfico: o uso da gamificação como estratégia didático pedagógica no estágio supervisionado. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.