UEPB - Repositório Digital

As metodologias ativas e a construção do conhecimento geográfico: o uso da gamificação como estratégia didático pedagógica no estágio supervisionado

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Iury Gomes
dc.date.accessioned 2022-11-16T01:33:57Z
dc.date.available 2022-11-16T01:33:57Z
dc.date.issued 2022-07-20
dc.identifier.other CDD 372.891
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28012
dc.description SILVA, I. G. As metodologias ativas e a construção do conhecimento geográfico: o uso da gamificação como estratégia didático pedagógica no estágio supervisionado. 2022. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A construção do processo de ensino-aprendizagem em Geografia na educação básica ofertada na rede pública articula em seu conjunto uma série de fatores relacionados tanto à conjuntura geral da realidade escolar, como as particularidades de cada contexto educacional. Diante disso, é sempre importante ter em mente que a intervenção na realidade escolar através da prática docente não deixará de ter suas possibilidades e limites mediados por este cenário. No presente trabalho, o objetivo geral estabelecido foi compreender a importância da gamificação como estratégia didático-pedagógica do processo de ensino-aprendizagem em Geografia no sexto ano do ensino fundamental a partir das atividades regentes desenvolvidas no estágio supervisionado. Trata-se, metodologicamente, de um estudo de abordagem qualitativa baseada em pesquisa exploratória, e que contou, quanto o procedimento metodológico, da pesquisa bibliográfica. Com relação aos resultados alcançados, é interessante destacar que a utilização de metodologias ativas, a exemplo do uso da gamificação com finalidade didático-pedagógica, tem um grande potencial para dinamizar o processo de ensino-aprendizagem em Geografia. Contudo, é necessário considerar que é preciso ter recursos materiais para dá suporte a intervenção. A partir da gamificação, percebeu-se o interesse dos alunos pelos conteúdos geográficos explorados através dos games temáticos e isso reforça a viabilidade desta estratégia no contexto escolar. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Ma. Maria Marta dos Santos Buriti pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Método ativo pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.title As metodologias ativas e a construção do conhecimento geográfico: o uso da gamificação como estratégia didático pedagógica no estágio supervisionado pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta