Resumo:
O presente trabalho tece reflexões sobre a utilização do gênero dramático em sala de aula. Para
tanto, o objetivo é apresentar uma proposta pedagógica voltada para o ensino do gênero
dramático, a partir da obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, para alunos da 3 série do
Ensino Médio. A finalidade desta proposta é desenvolver, através de atividades o
(re)conhecimento do referido gênero e as habilidades de leitura crítica dos discentes, além de
oferecer aos professores (em formação inicial ou continuada) um projeto exequível em sala de
aula. Para tanto, este artigo faz numa abordagem qualitativa de caráter exploratório que, em
viés dos procedimentos técnicos, optou-se pela metodologia utilizada por Cosson para
encaminhar as proposições pedagógicas. No que concerne ao aporte teórico, as contribuições
são de Cosson (2006, - 2014), Candido (2004), entre outros . Assim, quando utilizado como
ferramenta didática e pedagógica, o gênero dramático oferece importantes e viáveis
possibilidades de letramento para os alunos. Dado o exposto, a inserção do gênero na prática
docente como um projeto de aplicabilidade, oferece métodos e estratégias que são mecanismos
para uma prática educacional bem sucedida. Logo, entende-se essa proposta como um
“caminho” para o trabalho com o gênero dramático na escola em específico, no Ensino Médio.
Descrição:
MENDONÇA, J. L. de. O gênero dramático para a sala de aula de ensino médio: proposta de letramento literário com a obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.