UEPB - Repositório Digital

O gênero dramático para a sala de aula de ensino médio: proposta de letramento literário com a obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendonça, Jordania Lima de
dc.date.accessioned 2022-11-22T15:21:54Z
dc.date.available 2022-11-22T15:21:54Z
dc.date.issued 2022-10-25
dc.identifier.other CDD 591
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28046
dc.description MENDONÇA, J. L. de. O gênero dramático para a sala de aula de ensino médio: proposta de letramento literário com a obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues. 2022. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua e Literaturas na Educação Básica) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tece reflexões sobre a utilização do gênero dramático em sala de aula. Para tanto, o objetivo é apresentar uma proposta pedagógica voltada para o ensino do gênero dramático, a partir da obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues, para alunos da 3 série do Ensino Médio. A finalidade desta proposta é desenvolver, através de atividades o (re)conhecimento do referido gênero e as habilidades de leitura crítica dos discentes, além de oferecer aos professores (em formação inicial ou continuada) um projeto exequível em sala de aula. Para tanto, este artigo faz numa abordagem qualitativa de caráter exploratório que, em viés dos procedimentos técnicos, optou-se pela metodologia utilizada por Cosson para encaminhar as proposições pedagógicas. No que concerne ao aporte teórico, as contribuições são de Cosson (2006, - 2014), Candido (2004), entre outros . Assim, quando utilizado como ferramenta didática e pedagógica, o gênero dramático oferece importantes e viáveis possibilidades de letramento para os alunos. Dado o exposto, a inserção do gênero na prática docente como um projeto de aplicabilidade, oferece métodos e estratégias que são mecanismos para uma prática educacional bem sucedida. Logo, entende-se essa proposta como um “caminho” para o trabalho com o gênero dramático na escola em específico, no Ensino Médio. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Rosângela Neres de Araújo da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Gênero dramático pt_BR
dc.subject Álbum de Família pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.title O gênero dramático para a sala de aula de ensino médio: proposta de letramento literário com a obra Álbum de Família, de Nelson Rodrigues pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta