Resumo:
O objetivo geral deste trabalho foi investigar a temática da evasão escolar na Revista Educação e Políticas em Debate, enfatizando os limites e as possibilidades deste fenômeno para o cotidiano educacional; enquanto os objetivos específicos foram os seguintes: (1) Caracterizar os estudos na Revista Educação e Políticas em Debate que abordam a temática de evasão escolar; (2) Identificar os assuntos discutidos sobre evasão escolar; e (3) Analisar a partir das pesquisas encontradas quais são os limites e as possibilidades da evasão escolar. Considerando a importância das discussões sobre evasão escolar e sua relação com pesquisas e
publicações de trabalhos em revistas científicas, decidiu-se desenvolver esta pesquisa tendo como pergunta norteadora: Quais são os limites e as possibilidades para a evasão escolar na Revista Educação e Políticas em Debate? Para dar sustentação a esta pesquisa, recorreu-se à Constituição da República Federativa do
Brasil (1988), a Duarte (2002), a Gil (2002), a Rocha e Löhr (2014), a Crepaldi (2017), dentre outras referências ligadas à temática da evasão escolar. Neste trabalho de conclusão de curso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa com a temática da evasão escolar. Como resultados, tem-se
que a maioria dos trabalhos não fala sobre o conceito de evasão escolar, a maioria fala sobre as causas da evasão escolar, nenhum fala sobre as consequências da evasão escolar, a maioria menciona sobre o enfrentamento à evasão escolar, poucos incluem a família nas discussões sobre evasão escolar e a maioria busca enfatizar a questão do direito à educação. Ainda, como resultados, tem-se, principalmente, que mais investimentos em políticas públicas educacionais são necessários; a fim de promover melhorias nas escolas e assegurar as condições necessárias para que os(as) estudantes permaneçam nestas instituições de ensino.
Conclui-se, no entanto, que o enfrentamento à evasão escolar contribui significativamente para a busca por melhores condições tanto no espaço escolar quanto na vida em sociedade; sendo que os investimentos em políticas públicas são necessários para evitar que os(as) estudantes evadam-se das instituições de ensino.
Descrição:
SILVA, W. S. da. Evasão escolar na produção científica: limites e possibilidades. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.