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Evasão escolar na produção científica: limites e possibilidades

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dc.contributor.author Silva, Wilkson Santos da
dc.date.accessioned 2022-11-22T15:32:56Z
dc.date.available 2022-11-22T15:32:56Z
dc.date.issued 2022-07-27
dc.identifier.other CDD 371.291 3
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28047
dc.description SILVA, W. S. da. Evasão escolar na produção científica: limites e possibilidades. 2022. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral deste trabalho foi investigar a temática da evasão escolar na Revista Educação e Políticas em Debate, enfatizando os limites e as possibilidades deste fenômeno para o cotidiano educacional; enquanto os objetivos específicos foram os seguintes: (1) Caracterizar os estudos na Revista Educação e Políticas em Debate que abordam a temática de evasão escolar; (2) Identificar os assuntos discutidos sobre evasão escolar; e (3) Analisar a partir das pesquisas encontradas quais são os limites e as possibilidades da evasão escolar. Considerando a importância das discussões sobre evasão escolar e sua relação com pesquisas e publicações de trabalhos em revistas científicas, decidiu-se desenvolver esta pesquisa tendo como pergunta norteadora: Quais são os limites e as possibilidades para a evasão escolar na Revista Educação e Políticas em Debate? Para dar sustentação a esta pesquisa, recorreu-se à Constituição da República Federativa do Brasil (1988), a Duarte (2002), a Gil (2002), a Rocha e Löhr (2014), a Crepaldi (2017), dentre outras referências ligadas à temática da evasão escolar. Neste trabalho de conclusão de curso, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa com a temática da evasão escolar. Como resultados, tem-se que a maioria dos trabalhos não fala sobre o conceito de evasão escolar, a maioria fala sobre as causas da evasão escolar, nenhum fala sobre as consequências da evasão escolar, a maioria menciona sobre o enfrentamento à evasão escolar, poucos incluem a família nas discussões sobre evasão escolar e a maioria busca enfatizar a questão do direito à educação. Ainda, como resultados, tem-se, principalmente, que mais investimentos em políticas públicas educacionais são necessários; a fim de promover melhorias nas escolas e assegurar as condições necessárias para que os(as) estudantes permaneçam nestas instituições de ensino. Conclui-se, no entanto, que o enfrentamento à evasão escolar contribui significativamente para a busca por melhores condições tanto no espaço escolar quanto na vida em sociedade; sendo que os investimentos em políticas públicas são necessários para evitar que os(as) estudantes evadam-se das instituições de ensino. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Elizangela Dias Santiago Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Direito pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Evasão escolar pt_BR
dc.subject Políticas públicas pt_BR
dc.title Evasão escolar na produção científica: limites e possibilidades pt_BR
dc.type Other pt_BR


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