UEPB - Repositório Digital

Modelagem matemática: Uma estratégia para facilitar o ensino e aprendizagem da Geometria

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Laryssa Marcya Lira de Sousa Pereira da
dc.date.accessioned 2022-11-30T16:11:46Z
dc.date.available 2022-11-30T16:11:46Z
dc.date.issued 2022-08-10
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28083
dc.description SILVA, Laryssa Marcya Lira de Sousa Pereira da. Modelagem matemática: Uma estratégia para facilitar o ensino e aprendizagem da Geometria. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre atividades que utilizam a Modelagem de forma que facilite o ensino e aprendizagem da Geometria. Para melhor fundamentar teoricamente o trabalho sobre a Modelagem utilizou-se dois importantes autores: Bassanezi (2002) e Biembengut (1999). Através da pesquisa desenvolvida destaca-se a importância do ensino da Geometria, e por consequência da Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a relevância dessa disciplina, em especial da Geometria, confirma-se por ser um campo fértil no trabalho de situações-problema e desenvolve o pensamento que permite que o aluno compreenda de modo organizado, o mundo real. Nesse caso, buscando atingir os objetivos apresentados, esse trabalho tem caráter qualitativo e bibliográfico, a coleta de dados realizou-se com base em pesquisas desenvolvidas e aplicadas que tratam da importância da Modelagem Matemática como ferramenta fundamental para contribuir com o ensino e aprendizagem da Geometria, que também se apresenta de forma extremamente importante para a construção de um cidadão crítico. Por fim, através das pesquisas apresentadas verifica-se a utilidade da Modelagem e sua relação com o cotidiano e o mundo em que se vive. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Prof.ª Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Ensino de Geometria pt_BR
dc.subject Modelagem Matemática pt_BR
dc.subject Educação brasileira pt_BR
dc.title Modelagem matemática: Uma estratégia para facilitar o ensino e aprendizagem da Geometria pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta