dc.contributor.author |
Silva, Laryssa Marcya Lira de Sousa Pereira da |
|
dc.date.accessioned |
2022-11-30T16:11:46Z |
|
dc.date.available |
2022-11-30T16:11:46Z |
|
dc.date.issued |
2022-08-10 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28083 |
|
dc.description |
SILVA, Laryssa Marcya Lira de Sousa Pereira da. Modelagem matemática: Uma estratégia para facilitar o ensino e aprendizagem da Geometria. 2022. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar e refletir sobre atividades que utilizam a Modelagem de forma que facilite o ensino e aprendizagem da Geometria. Para melhor fundamentar teoricamente o trabalho sobre a Modelagem utilizou-se dois importantes autores: Bassanezi (2002) e Biembengut (1999). Através da pesquisa desenvolvida destaca-se a importância do ensino da Geometria, e por consequência da Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Médio. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais a relevância dessa disciplina, em especial da Geometria, confirma-se por ser um campo fértil no trabalho de situações-problema e desenvolve o pensamento que permite que o aluno compreenda de modo organizado, o mundo real. Nesse caso, buscando atingir os objetivos apresentados, esse trabalho tem caráter qualitativo e bibliográfico, a coleta de dados realizou-se com base em pesquisas desenvolvidas e aplicadas que tratam da importância da Modelagem Matemática como ferramenta fundamental para contribuir com o ensino e aprendizagem da Geometria, que também se apresenta de forma extremamente importante para a construção de um cidadão crítico. Por fim, através das pesquisas apresentadas verifica-se a utilidade da Modelagem e sua relação com o cotidiano e o mundo em que se vive. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Prof.ª Ma. Maria da Conceição Vieira Fernandes |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geometria |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educação brasileira |
pt_BR |
dc.title |
Modelagem matemática: Uma estratégia para facilitar o ensino e aprendizagem da Geometria |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |