Resumo:
A língua é um instrumento vivo e heterogêneo, a qual está em constante mudança. Nessa
perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como os temas da variação
linguística e do preconceito linguístico estão presentes em documentos que compõem o
currículo de escolas públicas da rede estadual de ensino do município de Mari-PB. Para
alcançar tal objetivo, considerando os documentos das escolas, propomo-nos à realização de
uma pesquisa documental, a qual é de caráter qualitativo e interpretativista, para fins de
verificação da garantia que tais temas possuem nos currículos escolares. Para a estrutura
teórica e análise, apoiamo-nos nas discussões de Coelho et al. (2021), Bagno (1999), Mollica
(2007), Lucchesi (2001), Bortoni-Ricardo (2005; 2014), entre outros. A análise revela que o
assunto variação linguística não possui metodologia garantida nos currículos escolares e que
não há atividades que levem os discentes à reflexão sobre esse conteúdo. Além disso, mostra
que não existe espaço para a temática do preconceito linguístico em tais documentos.
Portanto, constatamos que os temas dessa pesquisa ainda se encontram de forma superficial
nos currículos escolares.
Descrição:
ALVES NETO, Ademar Ferreira. A abordagem da variação linguística e do preconceito linguístico nos currículos de escolas públicas do município de Mari-PB. 2022. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.