Resumo:
Este trabalho apresenta um estudo sobre a medição de faixas de terras na perspectiva da
Etnomatemática, área de estudo que valoriza os saberes que são inerentes à matemática
praticada por diferentes grupos culturais. Sob esta perspectiva, este trabalho tem por objetivo
investigar os conhecimentos matemáticos presentes na medição de faixas de terras à luz da
Etnomatemática. Para tanto, a abordagem metodológica utilizada foi de caráter qualitativa e os
dados foram produzidos a partir de entrevistas aplicadas a três agricultores moradores do Sítio
Pinhões. A partir dos resultados obtidos podemos considerar que o conhecimento matemático
dos agricultores tem caráter empírico adquiridos através da curiosidade como foi o caso do
Participante 1, da experiência no caso do Participante 2 e da necessidade no caso do Participante
3. Destacamos, também, a maneira como eles realizam os cálculos, de maneira coerente,
obedecendo a mesma linha de raciocínio. Isso nos leva a inferir que a forma como aprenderam
a fazer Matemática está relacionada ao contexto cultural especifico do grupo ao qual estão
inseridos. Por fim, concluímos que a Matemática praticada pelos agricultores e a matemática
escolar devem ser utilizadas em conjunto para a melhoria do processo não só educacional, mas
também a melhoria de vida da sociedade, pois esta ciência, não pode continuar sendo vista
como um campo de estudo aculturado e universal.
Descrição:
ALENCAR FILHO, José Roberto Sousa de. Um estudo sobre a medição de faixas de terras sob a perspectiva da Etnomatemática. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.