UEPB - Repositório Digital

O uso de músicas como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental — anos finais — do município de Mari-PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Wallison Nichols Almeida dos
dc.date.accessioned 2022-12-07T19:17:50Z
dc.date.available 2022-12-07T19:17:50Z
dc.date.issued 2022-11-24
dc.identifier.other CDD 371.102
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28150
dc.description SANTOS, W. N. A. dos. O uso de músicas como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental — anos finais — do município de Mari-PB. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Quando pensamos no processo de ensino-aprendizagem, é essencial que o conhecimento construído seja significativo. Tendo em mente isso, uma das ferramentas didáticas que o professor pode usar nas suas aulas, para facilitar a aprendizagem dos alunos, é a música. Pensando nisso, o objetivo geral desse trabalho é explanar os possíveis benefícios de usar a música como ferramenta didática em sala de aula, tendo como foco a análise de como a música tem sido utilizada por professores de português no Ensino Fundamental — Anos finais — do município de Mari-PB. Além disso, esse estudo trará um levantamento de dados coletados com professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, mostrando qual a sua experiência com a música em sala de aula. Nesse sentido, a presente pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico na primeira parte e quantitativo/qualitativo na segunda parte. Ao considerarmos que agregamos conhecimento a uma área de atuação do professor com aplicação prática e imediata, esse estudo pode ser classificado como de natureza básica a aplicada. Diante disso, esse artigo está fundamentado em: Loureiro (2003); Madeira (2014); Moreira (2010); BNCC (BRASIL, 2018); De Oliveira (2002); Cunha (2009); Saviani (2000); Kleiman (2005); Moreira, Santos, Coelho (2014); PCNs (BRASIL, 1998a; 1998b), entre outros. Por fim, os resultados da pesquisa salientaram ser possível usar as músicas para produzir uma aula interativa e significativa. Isso é possível porque o público-alvo já está familiarizado e as utilizam como forma de entretenimento. pt_BR
dc.description.sponsorship Paulo Vinícius Ávila Nóbrega pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem significativa pt_BR
dc.subject Ferramenta didática pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.title O uso de músicas como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental — anos finais — do município de Mari-PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta