Resumo:
Quando pensamos no processo de ensino-aprendizagem, é essencial que o
conhecimento construído seja significativo. Tendo em mente isso, uma das
ferramentas didáticas que o professor pode usar nas suas aulas, para facilitar a
aprendizagem dos alunos, é a música. Pensando nisso, o objetivo geral desse
trabalho é explanar os possíveis benefícios de usar a música como ferramenta
didática em sala de aula, tendo como foco a análise de como a música tem sido
utilizada por professores de português no Ensino Fundamental — Anos finais — do
município de Mari-PB. Além disso, esse estudo trará um levantamento de dados
coletados com professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, mostrando
qual a sua experiência com a música em sala de aula. Nesse sentido, a presente
pesquisa tem uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico na primeira parte e
quantitativo/qualitativo na segunda parte. Ao considerarmos que agregamos
conhecimento a uma área de atuação do professor com aplicação prática e imediata,
esse estudo pode ser classificado como de natureza básica a aplicada. Diante disso,
esse artigo está fundamentado em: Loureiro (2003); Madeira (2014); Moreira (2010);
BNCC (BRASIL, 2018); De Oliveira (2002); Cunha (2009); Saviani (2000); Kleiman
(2005); Moreira, Santos, Coelho (2014); PCNs (BRASIL, 1998a; 1998b), entre outros.
Por fim, os resultados da pesquisa salientaram ser possível usar as músicas para
produzir uma aula interativa e significativa. Isso é possível porque o público-alvo já
está familiarizado e as utilizam como forma de entretenimento.
Descrição:
SANTOS, W. N. A. dos. O uso de músicas como recurso didático em aulas de Língua Portuguesa no ensino fundamental — anos finais — do município de Mari-PB. 2022. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.