Resumo:
Este trabalho foi produzido com o intuito de compreendermos a importância da cognição na vida dos alunos e como os Materiais Concretos e os Jogos Matemáticos podem auxiliar no desenvolvimento da mesma. Temos por objetivo principal, investigar em que medida os Jogos Matemáticos e os Materiais Concretos podem auxiliar no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento de capacidades cognitivas dos alunos, para tal, discorreremos a respeito de ambos, como também sua importância na vida pessoal e escolar das crianças. A escolha dos Jogos e Materiais Concretos como metodologia em Educação Matemática, se dá pelo fato de que além de auxiliar no processo de ensino aprendizagem e desenvolver sua cognição, a criança se diverte e retorna o prazer pelo conhecimento. Com o intuito de alcançar os objetivos propostos, essa pesquisa tem caráter qualitativo e bibliográfico, uma vez que em decorrência da pandemia no país, não houve a possibilidade de aplicação ou pesquisa de campo. A coleta de informações se deu por fontes secundárias, ou seja, baseada em trabalhos já elaborados, como artigos, dissertações de mestrado, entre outros. Destacamos também algumas possíveis dificuldades enfrentadas pelos professores ao realizar essa metodologia. Examinamos um artigo, o qual foi escolhido por tratar questões semelhantes à deste presente trabalho, numa abordagem prática, uma vez que não foi possível realizar pesquisas em campo, através disso, discorremos sobre o mesmo, refletindo de forma crítica, e comparando seus resultados segundo autores citados durante o texto, fazendo referência e destacando o desenvolvimento da cognição e sua importância. Em decorrência disso, traremos sugestões de Jogos, os quais podem ser utilizados pelos professores como referência, para que possam melhorar suas metodologias e adaptá-los dinamizando o ensino, tendo em mente sua importante contribuição tanto na vida, quanto no desenvolvimento de seus discentes.
Descrição:
SILVA, Jaqueline Lima da. A utilização de Materiais Concretos e Jogos Matemáticos como auxílio no processo de Ensino Aprendizagem da Matemática e no desenvolvimento de capacidades cognitivas. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.