Resumo:
A Matemática, apesar de ter sido objeto de várias mudanças, ainda é considerada uma disciplina difícil e complexa para a maioria dos alunos. Contudo, o conceito da Etnomatemática nos ajuda a melhorá-la no que diz respeito ao aprendizado, já que nos faz pensar em modificar a metodologia aplicada em sala de aula. Para que haja uma interação entre professor e aluno, no sentido de tornar aquilo que parecia difícil em algo que faz parte do nosso dia a dia e não percebemos. A Etnomatemática tem o papel de conectar um conhecimento matemático desenvolvido localmente com o saber científico para unificar a prática e a teoria e o saber com o fazer, procurando desenvolver o dinamismo cultural em sala de aula. Nosso trabalho aplica um pouco desse conceito. O processo de ensino e aprendizagem tem como ponto fundamental fazer com que o aluno seja motivado. Que a Matemática seja substituída pelo aluno para algo de aproveitamento mais que especial. Com isso, sugerimos em nosso TCC propostas de aula com a utilização de jogos, sabidos culturalmente pela maioria dos alunos, a auxiliar o ensino e aprendizagem da Geometria.
Descrição:
VELEZ, Hamilton Nunes. Etnomatemática na Educação Matemática e jogos no ensino da Geometria. 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.