Resumo:
A produção e a reprodução da fala são abarcadas pela consciência fonológica, a qual
engloba habilidades desde o entendimento consciente até a manipulação e domínio dos
sons da língua. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é relatar a importância da
consciência fonológica na aquisição do inglês como língua adicional e discutir acerca de
uma abordagem de ensino que contemple o conhecimento deliberado acerca dos sons e
regras inerentes à língua em desenvolvimento. Essa pesquisa é de cunho investigativo, e de
abordagem qualitativa interpretativista, em que foi desenvolvido um questionário direcionado
a professores de língua inglesa, a fim de averiguar o papel da consciência fonológica em
suas práticas pedagógicas e, mediante tal investigação, promover uma discussão que vise
contemplar suas contribuições, as quais podem ser ancoradas pela ênfase na relevância de
se aplicar uma metodologia de ensino que aborde os sons da língua inglesa e sua produção.
O referencial teórico deste estudo embasa-se nos trabalhos desenvolvidos por Alves (2012);
GROLLA (2009); SILVA (2009); BRITO (2009). Os resultados obtidos por este estudo
trazem contribuições para o âmbito pedagógico, visto que lidam diretamente com o contexto
de ensino/aprendizagem do inglês para aprendizes brasileiros, utilizando-se de uma
abordagem que favoreça, dentre os aspectos fonético – fonológico, o conhecimento das
distinções existentes entre a língua materna dos aprendizes e a língua em desenvolvimento,
a saber, inglês como língua adicional.
Descrição:
SOUSA, J. F. de. Reflexões acerca da consciência fonológica e o ensino de inglês como língua adicional. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira , 2022.