dc.description.abstract |
O estudo configura-se como uma pesquisa de caráter quanti-qualitativo exploratório. O objetivo foi conhecer e apresentar a produção do conhecimento sobre "Educação física na educação infantil” nos arquivos da revista Movimento entre os anos de 2006 a 2021. Foram encontrados 110 artigos, dos quais 21 foram selecionados de acordo com os critérios de seleção adotados pelo estudo. Após análise, verificou-se que a maior parte da produção relaciona-se com as práticas pedagógicas (71,7%), seguida pela categoria currículo, propostas e legislação (14,1%), formação e trajetória de vida (9,1%) e outros (5,1%). As regiões Sul e Sudeste concentraram os maiores números de produções (18). Produções essas relativas à universidades desse eixo, sendo a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (07), a instituição com maior produção. Já as regiões centro-oeste (01) e nordeste (02) concentram o menor percentil de artigos, sendo o estado da Paraíba com apenas 1 (um) artigo, o que leva a compreensão do quão precisamos avançar em pesquisas sobre a temática. Destaca-se ainda que em 2017, houve um aumento no número de publicações, fato que não se manteve em anos posteriores. É possível concluir que embora tenha ocorrido um aumento no número de publicações sobre Educação Física na Educação Infantil, a amplitude dos assuntos tratados não se manteve constante, de modo que se faz necessário não apenas um maior número de estudos sobre a problemática, mas também, o desenvolvimento e amadurecimento no trato com a temática. Importante ressaltar que nosso estudo teve como lócus de pesquisa a revista Movimento e que, portanto, os dados encontrados refletem pesquisas publicadas neste veículo de publicação científica da área, cabendo nesse ínterim estudos similares que avancem nas pesquisas em outras revistas da área. |
pt_BR |