UEPB - Repositório Digital

Necessidades educativas nas narrativas de pessoas jovens e adultas inseridas numa experiência de escolarização formal

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Elielma Oliveira dos
dc.date.accessioned 2022-12-13T16:58:10Z
dc.date.available 2022-12-13T16:58:10Z
dc.date.issued 2022-11-28
dc.identifier.other CDD: 370.115
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28252
dc.description SANTOS, E. O. dos. Necessidades educativas nas narrativas de pessoas jovens e adultas inseridas numa experiência de escolarização formal. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como principal objetivo refletir sobre as necessidades educativas de estudantes vinculados à Educação de Jovens e Adultos na rede pública e oficial de ensino. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, buscou-se, entre outras questões, compreender como o público da EJA sente, avalia e percebe os alcances e limites dessa modalidade educativa, sobretudo na relação entre – o que está posto nos documentos oficiais e suas necessidades reais e de vida na escola. Como objetivos específicos, instituiu-se: a) Identificar as práticas desenvolvidas na sala de aula da EJA; b) Relacionar as práticas desenvolvidas com as necessidades dos discentes; c) Mapear as formas de acompanhamento e atendimento dos alunos. Para tanto, foram realizadas pesquisas de bibliográfica e de campo, a partir de da leitura de autores(as) como: Di Pierro (2013), Freire (2005, 1981), Barbosa (2006), Paiva (2009), entre outros (as) teóricos (as) que permitiram uma melhor compreensão sobre o problema de pesquisa. Destacamos como documentos essenciais a LDB 9.394/96, as DCN’s e o Parecer 11/2000 nesse processo. Posteriormente, realizou-se a aplicação de um questionário. Os resultados evidenciam a importância dessa modalidade de ensino, trazendo para a pesquisa um olhar aprofundado a partir de uma sala de aula da EJA, no período noturno, especialmente no que se refere a relação entre o currículo formal e informal, ou seja, conhecimento e vida, como forma de superação dos limites e reafirmação da cidadania como direito público e subjetivo dos público alvo desse lugar de saber. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Verônica Pessoa da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Necessidades educativas pt_BR
dc.title Necessidades educativas nas narrativas de pessoas jovens e adultas inseridas numa experiência de escolarização formal pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta