Resumo:
O presente estudo tem como principal objetivo refletir sobre as necessidades educativas de estudantes vinculados à Educação de Jovens e Adultos na rede pública e oficial de ensino. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, de natureza qualitativa, buscou-se, entre outras questões, compreender como o público da EJA sente, avalia e percebe os alcances e limites dessa modalidade educativa, sobretudo na relação entre – o que está posto nos documentos oficiais e suas necessidades reais e de vida na escola. Como objetivos específicos, instituiu-se: a) Identificar as práticas desenvolvidas na sala de aula da EJA; b) Relacionar as práticas desenvolvidas com as necessidades dos discentes; c) Mapear as formas de acompanhamento e atendimento dos alunos. Para tanto, foram realizadas pesquisas de bibliográfica e de campo, a partir de da leitura de autores(as) como: Di Pierro (2013), Freire (2005, 1981), Barbosa (2006), Paiva (2009), entre outros (as) teóricos (as) que permitiram uma melhor compreensão sobre o problema de pesquisa. Destacamos como documentos essenciais a LDB 9.394/96, as DCN’s e o Parecer 11/2000 nesse processo. Posteriormente, realizou-se a aplicação de um questionário. Os resultados evidenciam a importância dessa modalidade de ensino, trazendo para a pesquisa um olhar aprofundado a partir de uma sala de aula da EJA, no período noturno, especialmente no que se refere a relação entre o currículo formal e informal, ou seja, conhecimento e vida, como forma de superação dos limites e reafirmação da cidadania como direito público e subjetivo dos público alvo desse lugar de saber.
Descrição:
SANTOS, E. O. dos. Necessidades educativas nas narrativas de pessoas jovens e adultas inseridas numa experiência de escolarização formal. 2022. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba. Guarabira, 2022.