Resumo:
Este trabalho apresenta aspectos de práticas de leitura com o uso de mapas conceituais em sequências didáticas. Desse modo, o objetivo principal é analisar a importância do mapa conceitual para a construção do processo de compreensão leitora usando ferramentas digitais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho interpretativo e tem como base teórica os conceitos de leitura e compreensão como processos cognitivos de Leffa (1996), Ausubel (2000; 1980, apud LEFFA, 1996) e a conceitualização sobre mapa conceitual desenvolvida por Novak (1984), aliada aos processos de compreensão e cognição. As análises apontam que a compreensão textual ocorre por meio de um processo cognitivo de aprendizagem, e que este pode ser externalizado e representado por um esquema visual, a saber, um mapa de conceitos. Assim, nesse trabalho chega-se à compreensão de que essa ferramenta é importante para o aprendizado dos alunos, pois não só contribui para a avaliação da aprendizagem deles, mas também uma formação leitora ativa, uma vez que o mapa conceitual, produzido pelo próprio estudante em sequências didáticas possibilita uma melhor fixação de conceitos e conhecimentos por envolver outras linguagens além da verbal, a visual, por exemplo.
Descrição:
LIMA, Aleph Anderson da Silva. Mapas conceituais para compreensão textual em práticas de leitura com sequências didáticas. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022.