UEPB - Repositório Digital

Mapas conceituais para compreensão textual em práticas de leitura com sequências didáticas

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lima, Aleph Anderson da Silva
dc.date.accessioned 2022-12-14T10:03:06Z
dc.date.available 2022-12-14T10:03:06Z
dc.date.issued 2022-12-02
dc.identifier.other CDD 420
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28268
dc.description LIMA, Aleph Anderson da Silva. Mapas conceituais para compreensão textual em práticas de leitura com sequências didáticas. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2022. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho apresenta aspectos de práticas de leitura com o uso de mapas conceituais em sequências didáticas. Desse modo, o objetivo principal é analisar a importância do mapa conceitual para a construção do processo de compreensão leitora usando ferramentas digitais. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho interpretativo e tem como base teórica os conceitos de leitura e compreensão como processos cognitivos de Leffa (1996), Ausubel (2000; 1980, apud LEFFA, 1996) e a conceitualização sobre mapa conceitual desenvolvida por Novak (1984), aliada aos processos de compreensão e cognição. As análises apontam que a compreensão textual ocorre por meio de um processo cognitivo de aprendizagem, e que este pode ser externalizado e representado por um esquema visual, a saber, um mapa de conceitos. Assim, nesse trabalho chega-se à compreensão de que essa ferramenta é importante para o aprendizado dos alunos, pois não só contribui para a avaliação da aprendizagem deles, mas também uma formação leitora ativa, uma vez que o mapa conceitual, produzido pelo próprio estudante em sequências didáticas possibilita uma melhor fixação de conceitos e conhecimentos por envolver outras linguagens além da verbal, a visual, por exemplo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Rafael José de Melo pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Mapas conceituais pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Compreensão pt_BR
dc.title Mapas conceituais para compreensão textual em práticas de leitura com sequências didáticas pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta