Resumo:
A arte atua em nosso meio social desde os tempos e formas primitivas até os dias atuais como
condutora de cultura entre as gerações, voltada à transformação dos sujeitos. A arte também
atua de forma relevante na educação, sobretudo no processo de ensino-aprendizagem dos anos
iniciais. É nesse entendimento que o presente estudo tende a se desenvolver, objetivando
conhecer como a arte está se configurando no cotidiano escolar, seja como ferramenta
pedagógica, ou como área do conhecimento, buscando o perfil e atuação dos docentes no uso
das linguagens artísticas nas interações de sala. Seus aspectos metodológicos, voltam-se para
a pesquisa qualitativa em educação e exploratória, foi fundamentada por autores como:
Libâneo (2006), Lima (2005), Ferraz e Fusari (2009) dentre outros, e por documentos oficiais
e legais que orientam o currículo, como os Parâmetros Curriculares (PCN) e Leis de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, lei nº9394/96)Tendo como instrumento de
coleta, questionário e entrevistas, onde os sujeitos abordados foram: os docentes e a gestora
da instituição. Os resultados e discussões apontam para a conclusão de que a Arte apesar de
sua desvalorização em alguns currículos, ainda assim, é um importante instrumento de
transformação, capaz de participar da formação do sujeito em seu meio sociocultural.
Descrição:
OLIVEIRA, M. da P. E. de. A arte nos anos iniciais: um olhar sobre as práticas pedagógicas. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022.