UEPB - Repositório Digital

Classes hospitalares: desafios da formação e atuação de pedagogos e professores hospitalares

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Marta dos Santos
dc.date.accessioned 2022-12-14T10:53:31Z
dc.date.available 2022-12-14T10:53:31Z
dc.date.issued 2022-12-06
dc.identifier.other CDD 370.71
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28278
dc.description Silva, M. dos S. Classes hospitalares: desafios da formação e atuação de pedagogos e professores hospitalares. 2022. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. pt_BR
dc.description.abstract A área de trabalho dos profissionais de educação nos últimos anos tem ultrapassado as barreiras das escolas regulares e adentrado outros espaços, a exemplo do ambiente hospitalar, no âmbito do qual se destacam as classes hospitalares, como lugar de atuação dos profissionais de pedagogia. Neste sentido, a presente pesquisa, tendo como tema as classes hospitalares objetiva investigar os desafios da formação e da atuação dos profissionais que atuam nesses espaços [salas hospitalares], buscando ainda identificar os principais desafios para uma atuação efetiva junto as crianças e adolescentes hospitalizados. O trabalho é resultado de uma pesquisa de campo, de caráter exploratória e de natureza qualitativa. A população do estudo é constituída por três professoras dos Estados da Paraíba e de Pernambuco cuja trajetória tenha sido marcada pela atuação no espaço das salas hospitalares. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, realizadas através do WhatsApp e do Google Forms. Além disso fez-se uso, também de dados indiretos constituído pela grade curricular do curso de Pedagogia das três universidades públicas do Estado da Paraíba. Foi possível constatar a ausência da temática nos cursos de formação inicial dos pedagogos, o que pode explicar a ausência de profissionais interessados em trabalhar nos ambientes das salas hospitalares. verificou-se que a presença de professores e pedagogos em hospitais é de suma importância, tendo em vista que os mesmos, além de garantirem o direito a educação de crianças e adolescentes hospitalizados, contribuem com a melhoria da saúde desses sujeitos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Marcelo Saturnino da Silva pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Classes hospitalares pt_BR
dc.subject Pedagogia pt_BR
dc.subject Formação pt_BR
dc.subject Atuação pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.title Classes hospitalares: desafios da formação e atuação de pedagogos e professores hospitalares pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta